Arquivo Historico
Tipo SERVIÇOS LEGISLATIVOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
DESCRIÇÃO DO SUB-FUNDO
Nível de descrição: Sub-Fundo 
Data de Produção: Inicial: 1911 | Final: 1927 
Dimensão e Suporte: 149 caixas, 407 livros e 142 pastas 
Código de referência: PT-AHP/CR/DGSC/SLCD 
História: A primeira referência a Serviços Legislativos aparece na Lei de reorganização dos serviços da Secretaria do Congresso da República de 25/05/1913. De facto, a lei que regulamentou os serviços da Assembleia Nacional Constituinte, não refere a existência destes serviços, nem atribui a nenhum órgão as suas funções. A Lei de 1913 cria a unidade orgânica "Serviços Legislativos", como a 1ª Secção da 1ª Repartição, não distinguindo entre Serviços Legislativos da Câmara dos Deputados e Serviços Legislativos do Senado. Apenas em 1915, pela remodelação ocorrida nos serviços através de Resolução conjunta da Comissão Administrativa e das duas Mesas do Congresso, de 12 de Janeiro, estes serviços aparecem separados designados como: Serviços legislativos da Câmara dos Deputados e Serviços Legislativos do Senado. Esta resolução é vaga de funções, não indicando a missão das unidades orgânicas. Em 1917, com a nova organização dos serviços de 30/11, as missões são claramente definidas. A última organização, de 1924, cria este serviço como uma Direcção de Serviços, directamente dependente do Director Geral.

A sua função manteve-se estável ao longo de toda a história do Congresso. Tinha como missão organizar, descrever e comunicar todos os documentos que dissessem respeito à Câmara dos Deputados. Assim tinha como actividades principais: o registo de entrada (por extracto) e tramitação de todas as iniciativas legislativas, incluindo os pareceres das comissões; o registo e tramitação das petições, requerimentos e representações; os registos políticos dos deputados; o registo e a organização dos documentos sobre a eleição da Mesa; a elaboração dos índices dos projectos e propostas de lei; o envio às Comissões de todos os documentos: projectos, propostas, requerimentos, petições, representações; a organização do "Ordem do Dia" para uso da Mesa;

a organização dos autógrafos das leis (original múltiplo); a expedição dos requerimentos dos deputados e seu registo; manter actualizadas as listas com a denominação dos deputados por círculos eleitorais; era ainda responsável pela correspondência relativa a assuntos legislativos, à qual dava entrada e registava a saída. 
Âmbito e Conteúdo: Inclui dos documentos relativos ao processo legislativo da 1ª República, no que respeita aos processos da Câmara dos Deputados e ainda todos os registos de controlo elaborados neste âmbito;

as iniciativas dos cidadãos (petições e representações) e o seu controlo dirigidos ao Presidente da Câmara dos Deputados; os processos de fiscalização da actuação do Governo, que se produziam através dos requerimentos dos deputados. 
Instrumentos de descrição: Base de Dados do Arquivo Histórico 
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